Brinquedos Recicláveis – Como Fazer

Os brinquedos recicláveis são capazes de proporcionar diversão às crianças e contribuírem com a preservação do meio ambiente. Existem muitas idéias criativas que podem ser colocadas em prática, cabe aos pais e professores instruírem os pequenos para a confecção dos brinquedos.

Em plena Era do Aquecimento Global, a reciclagem de lixo é um quesito fundamental para preservar a qualidade de vida. Os aterros sanitários estão sobrecarregados de resíduos que podem ser reaproveitados, basta que a criatividade humana entre em ação. Desta forma, materiais como metal, plástico, papel e vidro podem ser transformados em artigos divertidos.

Existem muitas dicas de brinquedos recicláveis, opções que são exploradas principalmente durante a pré-escola. Os professores ensinam aos alunos o lado divertido da reciclagem, o poder de transformação de coisas que antes pareciam inúteis ou dispensáveis. Algumas idéias são tão incríveis que atribuem aos brinquedos de lixo reciclável um caráter lúdico.

O trabalho com materiais recicláveis transforma sucata em brinquedos e contribui com a formação dos pequenos cidadãos, que passam a ter uma visão ecologicamente correta do mundo. A seguir temos duas idéias criativas que ensinam como fazer brinquedos recicláveis para as crianças, confira:

Bilboquê Reciclável

Um brinquedo que vem conquistando gerações desde os tempos da vovó. Para se divertir, a criança deve segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro (pode ser feito com pauzinho também).

- Materiais:

1 copo plástico, barbante, folha de papel usado, fita crepe, tinta guache

- Como Fazer:

Faça uma bolinha de papel amassada, envolva na fita crepe e pinte com guache. Prenda o barbante na bolinha e faça um furinho na base do copo para completar a amarração. Para deixar o brinquedo personalizado, incentive a criança a fazer uma pintura criativa.

Vai e Vem Reciclável

Trata-se de um brinquedo divertido que faz a alegria dos pequenos no movimento de vai e vem. As garrafas se unem na forma de cilindro e deslizam de um lado para o outro.

- Materiais:

2 garrafas PET, tampinhas coloridas, 2 pedaços de fio de varal com 3m, fita crepe

- Como Fazer:

Primeiro corte as garrafas no meio e separe apenas a parte de cima para utilizar na confecção do brinquedo. Depois, passe os dois pedaços de varal pelo gargalo de uma das partes e coloque também as tampinhas coloridas para proporcionar um visual diferente. Uma as duas partes das garrafas na forma de cilindro e passe uma fita crepe no meio. Dê um nó reforçado nas pontas dos fios.

Fonte: Mundo das Tribos